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terça-feira, 8 de outubro de 2013

Honda CB 500F cria nova porta ao segmento premium a R$ 22 mil

CB 500F, CBR 500R E CB 500 X
Com a chegada da linha 500cc ao Brasil, onze meses após sua apresentação mundial no Salão de Motos de Milão 2012, a Moto Honda da Amazônia terá uma complexa e arrojada missão pela frente. O objetivo inicial é atrair os motociclistas que querem fazer o upgrade natural de uma 250/300cc para uma moto de maior capacidade. Mas a montadora também quer conquistar clientes de outras marcas, além de seduzir o público feminino, que desejava uma moto mais dócil que a radical CB 600F Hornet.

O LARANJA E O AZUL

  • Doni Castilho/Infomoto
    O Salão Duas Rodas 2013 também marca o debute da nova geração da superesportivaCBR 600RR. Redesenhada, a moto recebeu atualizações na carenagem lateral e também faróis maiores.

    O tanque de gasolina também foi redesenhado para acomodar melhor o peito do piloto e favorecer a postura de ataque.

    Por dentro, a CBR média continua com o propulsor de quatro cilindros em linha de 599 cm³, que continua gerando 120 cv máximos a 13.500 rpm. Entretanto, uma nova programação na ECU a deixou mais dócil para os pilotos novatos.

    No esquema de cores, o detalhe fica por conta da pintura Repsol alusiva ao modelo da MotoGP.

    TUDO AZUL
    A Honda apresentou também uma série comemorativa, a linha Flex One, com modelos equipados com o sistema bícombustível da marca (Biz, CG, Bros, CB 300R e XRE 300) pintadas nas cores azul e branca.
  • O preço é o mesmo das motos com cores normais. (Roberto Brandão Filho)
  • Doni Castilho/Infomoto
Para concretizar o plano, a Honda apresenta no Salão Duas Rodas 2013, de uma tacada só, a naked CB 500F, a superesportiva CBR 500R e crossover CB 500X. Os três modelos chegarão ao consumidor de forma escalonada, mas compartilham chassi, motor e ciclística, serão fabricados em Manaus (AM) e terão a maior rede de concessionária do país como apoio durante e após a venda.
Primeira novidade da linha, a naked CB 500F chega às lojas agora em outubro, após o Salão, com preços públicos sugeridos de R$ 22.000 (versão standard) e R$ 23.500 (com freios ABS). 
PROPOSTAS DIFERENTES
Para obter sucesso com a linha 500, a Honda focou seus esforços em seis pilares: conforto, versatilidade, fácil condução, custo/benefício, design moderno e promessa de bom desempenho. As novas CB 500F, CBR 500R e CB 500X chegam ao mercado com chassi em aço, do tipo Diamond, com dupla trave superior.
O motor é bicilíndrico, de quatro tempos, com 471 cm³ e 50,4 cv de potência máxima. Os pistões são forjados em liga de alumínio, ou seja, semelhantes aos utilizados na superesportiva CBR 600RR.
Na parte ciclística, a família recebeu o tradicional garfo telescópio na dianteira (120 mm de curso) e, na traseira, a suspensão monoamortecida do tipo Pro-Link (109 mm de curso), que oferece nove níveis de regulagens da pré-carga do amortecedor, nas versões CB 500F e CBR 500R. Claro que na versão mais aventureira, a 500X, o curso de suspensão e o ângulo de cáster serão maiores. 
Também é comum aos modelos o painel de instrumentos. As informações são passadas ao motociclista em mostrador digital: velocímetro, conta-giros, relógio, hodômetro (total e parcial), medidores de consumo de combustível instantâneo e média, além de indicadores de diagnóstico do motor.
Todas as versões receberam rodas em alumínio fundido calçadas com pneus de medidas 120/70 ZR-17 na frente e 160/6 ZR-17 na traseira.
Apesar de a linha ter sido concebida por meio de soluções que buscam eficiência e economia, faltou ousadia na criação do desenho do escape, simples demais para uma família tão radical.




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