Se você acha que o Golf foi o primeiro Volkswagen com motor refrigerado a água do mundo, sinto muito, mas você está errado. O Golf foi lançado em 1974 mas, um ano antes, a VW apresentava ao mundo a maior revolução de sua história: o Passat.
No início, era o ar — ele arrefecia os motores de cilindros opostos que moviam o Fusca e seus derivados pelo mundo todo. Depois, veio a água, o motor mudou de lugar, as rodas motrizes também, e a Volkswagen mostrou que era mais do que o carro do povo. E faz exatamente 40 anos que os primeiros carros com motor refrigerado a água foram vendidos: as entregas do Passat ao público começaram em julho de 1973.
A origem do Passat é nobre: sua primeira geração, com desenho assinado por Giorgetto Giugiaro, era baseada no Audi 80. Talvez isto ajude a explicar por que ele logo se tornou um dos carros favoritos da classe média europeia — na Alemanha chegou a emplacar 2,5 milhões de unidades vendidas só nos primeiros sete anos de produção.
Com o tempo, o carro foi crescendo e evoluindo: a segunda geração viu o nascimento de um sedã, que chegou até nós com o nome de Santana e foi vendido até meados dos anos 2000 (e é vendido até hoje na China). Na Europa, a perua existia desde a primeira geração — e faltou pouco para termos ela por aqui também, mas a Volks preferiu investir na ultrapassada Variant II.
As gerações seguintes foram importadas para cá quase em sintonia com o lançamento na Europa, e o mercado viu aquele fastback (que no Brasil marcou época com o TS e o GTS Pointer) se tornar um sedã cada vez mais requintado. Lá fora, os sedãs de quinta geração tiveram até motores W8 — uma pena que eles não tenham sido importados para o País.
Nos últimos anos, a Volkswagen resolveu fazer dois Passat diferentes: um para os mercados americano, sul-coreano e chinês, e um para a Europa e resto do mundo. O primeiro é maior e simplificado, e o outro é mais refinado — tudo como parte da estratégia da VW de se tornar a maior fabricante de automóveis do mundo nos próximos anos. Tem dado certo — 2013 foi o melhor ano de vendas do Passat desde 1973. Nada mau para um carro que começou a vida com o apelido de “anti-Volkswagen”.
Fique aqui com uma galeria especial deste carro que reinventou a imagem da Volkswagen, para eles mesmos e para o mundo. Sabemos que muitos leitores são fãs da marca de Wolfsburg, então considerem esta galeria um presente para vocês.
fonte: http://www.jalopnik.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário